Termos usados no teatro e cinema


 Caros visitantes, esta página é destinada ao termos que eu conheço usados no teatro. Se alguma coisa estiver mal agradeço que entre em contacto comigo: goncalvesluis_1@hotmail.com


TEATRO:

Teatro é um local onde se apresenta algo para o publico ou é arte em que um actor, ou um grupo de actores, interpreta uma história diretamente para o publico com o auxilio de dramaturgos e encenadores.


DRAMATURGIA:

Dramaturgia é o ofício de elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos, apresentando diante de um público as ideias contidas nesta obra. 

TÉSPIS de Ática:

Téspis de Ática foi um ator grego do começo do século V a.C. É conhecido como o primeiro ator do mundo ocidental e também como o primeiro produtor teatral.

PROTAGONISTA:

É o personagem principal de uma história

ANTAGONISTA:

É um personagem de uma história que vai contra o Protagonista de concretizar o seu objetivo.


ACTO:

Parte de uma peça que corresponde a um ciclo da acção que é separada das outras por um intervalo, ou mudança de cenário. 

CENA:

Pode ter vários significados. Cena é o palco. Estar em cena é estar a representar ou a ensaiar dentro da área de representação. Cena pintada ou construída é um cenário. Dar ou tomar cena é deixar ou ocupar o espaço do palco durante a representação. Uma cena é o momento da acção em que estão em cena as mesmas personagens.

DIDASCÁLIAS/ INDICAÇÕES DE CENA/ RUBRICAS:


São indicações cénicas para indicar como determinada, cena, acção ou fala são feitas. As didascálias estão escritas entre parênteses ou em itálico.


SOLILÓQUIO:

Solilóquio é quando um personagem fala para o publico como estivesse para si próprio.


DEIXA:

 No teatro, uma deixa é um sinal (uma palavra, ou mais palavras, ou uma acção) no final de cada fala de um actor que indicam a vez do outro falar



MONÓLOGO:


Um Monólogo é uma longa fala pronunciada por uma única pessoa.


CONTRA-REGRA:

O Contra regra é o responsável pelos objectos da cena e decoração. Durante o espectáculo, segue o guião, dá os sinais para inicio e final da peça de teatro, para execução das tarefas dos demais técnicos e entrado dos actores em cena.  

BATER TEXTO:


Ler o guião várias vezes até decorar as suas falas.


PONTO;


Profissional que diz as palavras aos actores quando estes se esquecem.


CONTRACENA:

É quando um actor está actuando em cena com outro actor.

MUITA MERDA:

Uma expressão muito usada no teatro significa desejar sorte ao actor ou companhia de teatro quando vão ter um espectáculo. Isto porque, antigamente as pessoas iam de cavalo assistir ao espectáculos de teatro, por isso havia muita merda. Havendo muita merda era sinal que tinha ido muita gente assistir ao espetaculo.

SUBTEXTO:

É o que o ator pensa quando diz as suas falas. 

JUMP SCARE:

Cenas de susto.

FALAS:

Falas dos personagens.

DIALOGOS:

Falas entre os personagens.





Sem comentários:

Enviar um comentário