Os meus textos teatrais e de cinema



Neste post tem aqui anexadas as peças de teatro, mini-série e guiões de cinema que tenho escrito ao longo destes anos.



PEÇAS DE TEATRO CURTAS

Sinopse: Na sala de espera dum consultório do dentista, António Lopes reflecte as suas desventuras enquanto surgem mais problemas a cada chamada de seu telemóvel.







Sinopse: 5 idosos conversam num banco de um jardim sobre os seus problemas de saúde.



Sinopse: Acreditando que poderia dar aula sossegado na ausência do pior aluno da classe, um professor se vê às voltas com a ignorância dos demais alunos. (texto baseado no programa Português "as Lições do Tonecas" de José Oliveira Cosme).



Sinopse: Numa paragem do autocarro, dona Celestina espera impaciente pela chegada deste, implicando com todos á sua volta. Com um bêbado que está deitada no chão e com as desgraças que a sua amiga Graça diz. Aparece na paragem um homem a vender pizza, Celestina compra uma pagando com uma nota falsa e o senhor acaba preso gerando uma grande confusão.




Sinopse: Reinando é um rapaz de 30 anos, encalhado e virgem. Ele vive sozinho num apartamento com uma boneca inflável, trata como ela fosse uma pessoa.  Ele conseguiu arranjar uma namorada pelas redes sociais, resolve a convidar para jantar em sua casa e enquanto ela não aparece muita coisa vai acontecer. Desde invasões dos vizinhos, assaltado á mão armada, violência doméstica e traições amorosas. Quando a sua namorada finalmente chega não era quem ele esperava.






Sinopse: 
Palmira é uma empregada de balcão que passa a vida a ouvir reclamações por tudo e por nada.






Sinopse:  
Felisberto, convidou a familia, os vizinhos, os colegas de trabalho e os amigos do facebook para irem a uma jantarada em casa do seu amigo Crisálio. Só que Crisálio não achou muita piada e a coisa deu para o torto.  



Sinopse:

Miguel chega a casa para almoçar, após jogar numa raspadinha ganha 5000 euros e publica no facebook. O seu gato La Festas aparece em casa cheio de fome, repara que o seu dono está a comer bacalhau e pede-lhe um bocado. Miguel não percebe o desejo do gato comer o bacalhau e dá-lhe ração. Então La Festas tenta várias vezes comer o bacalhau do Miguel a ponto de o irritar e ser colocado na rua. Entra uma vespa asiática, Miguel abre a janela para o inseto sair e La Festas entra com um rato. Miguel fica assustado e deita o rato fora. Aparece um carteiro com uma encomenda para o Miguel. La Festas aproveita e mete piripiri e laxante no vinho para se vingar do Miguel e este se sentir mal. O carteiro aponta uma arma a Miguel exigindo o prémio da raspadinha. Miguel fica atrapalhado e La Festas apercebendo-se que o Dono estava em perigo, consegue montar um plano engenhoso para o Carteiro coma a refeição e se sinta mal para Miguel chamar a policia.


   (Texto original: interpretado por mim é pelo senhor António Serra na Rádio RLX)




PEÇAS DE TEATRO LONGAS:


Sinopse: Cinco turistas vão a um museu de Coimbra sem saber que entre eles há um louco fugitivo do manicómio.



Sinopse: 

Luís Bela-fronha vai a uma festa de um bar para conquistar Ana Lua, mas esta não lhe dá conversa e ele acaba por se embebedar. No dia seguinte, dá por falta da sua scooter na garagem, desconfia que foi assaltado e vai com a sua mãe fazer queixa ás autoridades. No posto da Gnr, o Sargento Pinguinhas é constantemente interrompido pelo Cabo Espichel que repete tudo o que ele diz,  impedindo-o de trabalhar. O Sargento irrita-se e tapa-lhe a boca com fita adesiva. O pai de Luís, entra no posto da Gnr com o Chico, empregado do bar e acusa-o de ter roubado a Scooter ao filho, pois viu esta a conduzi-la. Após alguma pressão, Chico confessa o crime, mas diz que o cabo Espichel o obrigou a roubar uma mota e este trouxe a scooter de Luís por engano. Chico diz que o Espichel pertence a uma quadrilha de bandidos, mostrando as provas através de umas mensagens no telemóvel. Sargento Pinguinhas tenta deter o Cabo Espichel, mas este ameaça todos com a sua pistola. Luís distraí o Cabo Espichel fingindo ver um rato. O Cabo procura o  falso roedor e Luís bate na cabeça do Cabo Espichel com um cassete de um manequim, deixando-o inanimado e em seguida é detido. Luís vai jantar fora com os pais e recebe uma mensagem de Ana Lua a convida-lo para lanchar.

   Vídeo do texto original 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                 
                                                      CINEMA
            A IRA DE PETER WILSON             (Drama/Curta metragem/20 minutos)
Sinopse:

Baseado no conto “A mosca” de Katherine Mansfield. Peter Wilson perde o seu filho na 1ª guerra mundial e descarrega a sua ira em todas as pessoas que o rodeiam, incluindo no seu criado que é um pouco velho e está com ele há muito tempo. Peter o maltrata e bate-lhe com um chicote. Uma mosca entra no escritório de Peter e cai dentro de um tinteiro, ele tira do tinteiro e joga tinta até que ela morra. Peter tira o inseto do tinteiro e sacrifica o animal acabando por o matar (esta é a trama original do conto, a crueldade do personagem com a mosca) ao mesmo tempo que se atormenta pelas memorias do filho atira tudo ao chão com raiva. Chama o criado e ele não responde. Peter encontra-o desmaiado no chão e percebe que não pode descarregar a sua ira nos outros senão pode acabar sozinho.

                    

    A FUGA DO GATO RISCAS  (mini série de animação/acção/aventura/ episódio piloto/40 minutos)
Sinopse:

Tomás e Filipa emigram para Inglaterra e deixam a sua gata Branca em Cat Island por estar prenhe. Branca fica ao pé da casa donos pensando que eles ainda vão voltar até ser corrida dali por um grupo de gatos pretos. Branca anda á deriva pela ilha e descobre uma casa abandonada e pare 4 gatinhos. Branquinha, Silvestre, Dark e Riscas. Após uma briga com o irmão, Branca pôe o Riscas de castigo. Então ele foge da casa abandonada e perde-se na rua. Mas passa um jovem casal de carro, reparam no Riscas perdido e resolvem adota-lo. Riscas cresceu e era um gato muito amado pelo seus donos, mas atormentado pelo Camões, um gato velho e gordo que mora com o casal e tem muitos ciúmes de Riscas por ele invadir o seu espaço. Então Camões para lhe meter medo Camões diz-lhe que quando ele fizer 6 meses os donos vão mandá-lo castrar a sangue frio e se calhar era melhor ele fugir. Então Riscas, fica com muito medo e ao primeiro descuido dos donos, foge de casa e anda á deriva na rua.


            NO MEIO DE UMA ENCRUZILHADA (Longa metragem/drama/acção/1hora21 minutos)
Sinopse:

Carla foi operada ao olhos por ter um descolamento de retina e teve de ficar 3 meses de baixa hospitalar. José, seu sócio, a tenta fazer voltar ao trabalho. Mas Carla precisa de estar em repouso. José insiste, acabando por revelar um sentimento de amor não correspondido por Carla e ele acaba por tentar beija-la à força. A sua filha Mariana, vê aquela situação e pede ajuda a Ernesto, um funcionário da escola para afugentar José. Carla começa a se aproximar de Ernesto, com o tempo começam a namorar e a morar na mesma casa. Carla percebe que Ernesto é agressivo e tem problemas com álcool e bate-lhe várias vezes. Ao mesmo tempo Carla continua a ser perseguida pelo José e por medo continua com Ernesto porque ele a protege. José manda raptar Mariana para obrigar Carla a aceita-la. Ernesto tenta salvar Mariana, mas perde a vida. A policia vai deter José e este suicida-se. Carla muda de residência para esquecer aquilo tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário